2014

Equipe Urubus leva pela primeira vez o título nacional da classe Regular da SAE Brasil Aerodesign

   Em 2012 a equipe Urubus ganhou seu primeiro troféu na classe regular da competição SAE Brasil Aerodesign. Desde então, temos trabalhado arduamente para conquistar a primeira colocação. Em 2013 nos destacamos novamente na competição, chegando à segunda posição, o que nos classificou para participar do mundial SAE Aerodesign East no ano de 2014 pela primeira vez (em que terminamos na sexta posição).

 

    Mostrando garra, determinação, e sobretudo, um excelente projeto, a equipe Urubus finalmente conquistou o título de melhor equipe da classe regular em escala nacional (incluindo algumas equipes da Venezuela e México como concorrentes). Já que "tudo que vem fácil vai fácil”, diríamos que esse título veio para ficar pois essa vitória não veio de brinde. Como participamos do SAE Aerodesign East, não pudemos participar da classe Micro em 2014 por falta de tempo e recursos, então apostamos todas as nossas fichas na classe regular.

 

    Os dias de competição foram ainda mais desafiadores. Apesar de termos nos classificado na primeira bateria de voo e ter voado na primeira bateria não-classificatória com uma carga competitiva, o avião não decolou na segunda bateria. Na terceira tivemos um problema no pouso que invalidou o nosso voo e na quarta bateria não voamos por um problema elétrico que ocorreu justamente quando estávamos na pista para decolagem.

 

    Nos últimos minutos da competição foi anunciada uma quinta bateria. E com o coração na mão, e os olhos no Timão (nosso avião oficial), a equipe assistiu de pé um voo impecável com um vento moderado. E a chuva que se mostrava em São José dos Campos, junto com as nuvens que escondiam o sol, sumiram por alguns instantes como se o universo conspirasse a nosso favor. E às 16h18 do dia 2 de Novembro de 2014, Timão pousou trazendo ao solo a nossa vitória.