A SAE Brasil Aerodesign é uma competição que busca estimular o trabalho em equipe e a busca por conhecimento na formação de estudantes de graduação, através do desenvolvimento de um avião rádio-controlado para o transporte de carga. Dezenas de equipes de faculdades de todo o Brasil e algumas de outros países participam com seus projetos, sendo que o primeiro colocado da classe Micro, o primeiro da classe Advanced e os dois melhores da classe Regular ganham o direito de representar o país na competição norte-americana.

 

     A primeira edição do Aerodesign ocorreu em 1999, com cerca de 10 equipes participantes, estando entre elas a da UNICAMP, que ainda não chamava Urubus. Em 2019, em sua 21ª edição, foram registradas 95 inscrições e um alto nível técnico, com 1350 participantes inscritos e 79 instituições de ensino, do Brasil e exterior; como já vinha ocorrendo nos anos anteriores. Esse elevado nível é comprovado na participação brasileira nos EUA, na qual o Brasil foi campeão diversas vezes.


   Durante a competição, não só as características de voo e transporte de carga são avaliadas. Há também a necessidade de produzir um relatório e uma apresentação oral, forçando as equipes a terem completo domínio sobre as fases de desenvolvimento, testes estruturais e construção do avião. Assim, os estudantes passam a ter uma oportunidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sua graduação, além de vivenciarem as dificuldades e as vantagens da colaboração entre os membros da equipe e a troca de experiências com os demais participantes.

Objetivos da competição

Promover uma oportunidade única de aprendizado na área aeronáutica através de um projeto multidisciplinar desafiador;

Despertar interesse na área aeronáutica;

Intercâmbio técnico e de conhecimento entre as equipes;

Desenvolver o espírito de trabalho em equipe;

Desenvolver capacidade de liderança e planejamento;
Desenvolver a capacidade de se vender idéias e projetos;
Incentivar o comportamento ético e profissional.

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A COMPETIÇÃO!