2014

Equipe Urubus fica em sexto lugar em mundial

 

   No ano de 2013, a equipe conseguiu chegar à segunda colocação na competição SAE BRASIL Aerodesign. Segundo o seu regulamento, as duas primeiras colocadas tem direito de participar do mundial SAE Aero Design East 2014, e foi assim que a equipe Urubus ganhou mais um desafio.

 

   A boa notícia chegou com a competição nacional em Outubro, mas após a comemoração, os membros da equipe arregaçaram mangas e voltaram ao trabalho. Com poucos meses para desenvolver o projeto, construir protópos, realizar os testes e voar o avião, a equipe Urubus conseguiu finalizar todas as etapas em tempo recorde! Os estudantes deixaram de lado as férias de verão e se empenharam para não fazer feio na sua primeira competição internacional.

 

   Durante a competição, a equipe entrou em contato com várias equipes americanas, indianas, polonesas, canadenses, mexicanas e egípcias. Apesar de línguas e projetos diferentes, todas tinham o mesmo objetivo: levar para casa o desejado troféu de primeiro lugar.

 

   A equipe esperava ter um bom desempenho, visto que tinha uma carga a ser carregada bem competitiva em relação às demais. Alguns problemas com o limitador impediram o avião de voar a segunda e terceira bateria, zerando essas duas pontuações. Nessa competição, a pontuação de cada bateria é somada, e o ranking é baseado no total, e não apenas nas baterias de maior pontuação, como no caso da competição brasileira. Mesmo assim, a equipe foi a quinta a carregar a maior carga e ficou em sexta colocação geral.

 

  Outra equipe brasileira que se destacou foi a Uirá, da Universidade Federal de Itajubá, que ficou em quarta colocação geral e em primeiro lugar em carga paga máxima! Os resultados das equipes que ficaram classificadas até em terceiro lugar para cada categoria podem ser encontrados aqui, e a classificação das equipes em carga paga máxima pode ser acessada aqui.