FAQ - Perguntas Frequentes

 

Quem nós somos? De onde viemos? O que comemos? A seguir, no FAQ da Urubus AeroDesign.

O que é uma atividade extracurricular?

 

Uma atividade extracurricular é desempenhada por alunos universitários por motivos de aprendizado acadêmico e profissional, ou mesmo diversão ou razão social, que não conta créditos para o aluno e não possui um retorno salarial.

Em geral os alunos trabalham como voluntários em algum projeto, seja ele uma equipe de Aerodesign, BAJA, Fórmula SAE, ONG, Empresa Júnior, etc. 

O que é a Urubus AeroDesign?

 

A Urubus é uma equipe extracurricular de aerodesign da Universidade Estadual de Campinas. O nosso objetivo é projetar e construir aviões para participar da competição SAE Brasil Aerodesign, em São José dos Campos. Um quesito obrigatório para participar da equipe é ser aluno da UNICAMP e ter uma grande paixão por aeronáutica.

Aerodesign e aeromodelismo é a mesma coisa?

 

Não!! Apesar de muitas pessoas nos considerarem aeromodelistas e chamar os nossos aviões de aeromodelos - uma coisa não tem nada a ver com a outra. Aeromodelismo é pegar um modelo em escala reduzida de um avião já existente, construi-lo e fazê-lo voar. Aerodesign, em contrapartida, é projetar o avião do zero. Nosso avião não é a escala reduzida de um avião já existente, ele é absolutamente inédito! Então ele deve ser chamado de "avião" mesmo, e não de "aeromodelo" (ou de um jeito engenheiro: "Aeronave rádio controlada") :).

Tem curso de Engenharia Aeronáutica na UNICAMP?

 

Não. A faculdade mais próxima dessa especialização seria a Faculdade de Engenharia Mecânica, pois até 2012 ela oferecia ao curso de Engenharia Mecânica a opção de "Aeronáutica" como uma ênfase (assim como Automobilística, Processos e Fabricação, etc). Infelizmente, desde 2013, essas ênfases não existem mais, mas a faculdade ainda oferece de vez em quando algumas eletivas relacionadas a este assunto, como Aerodinâmica, Confiabilidade e Introdução à Engenharia Aeronáutica.

Por que participar da Urubus AeroDesign?

 

Por que não? É uma equipe onde se aprende muito sobre projetos aeronáuticos em todas as suas especializações - aerodinâmica, desempenho, cargas e estruturas, estabilidade e controle e elétrico. Além disso, durante todas as fases do projeto é necessário gerir a disponibilidade de materiais e recursos para garantir que consigamos construir as aeronaves a tempo e dentro do nosso orçamento. 

Mais do que todo esse aprendizado técnico e administrativo, um dos maiores motivos para participar da Urubus é ver o projeto, que você se dedicou tanto, voando.