FSAE UNICAMP

 

Em 2004, a SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers) instituiu no país uma modalidade de competição universitária que já possui grande notoriedade no exterior, a FÓRMULA SAE. Neste evento, nascido nos anos 70 nos Estados Unidos, estudantes de graduação e pós-graduação devem construir um veículo do tipo fórmula, que atenda a determinadas especificações regulamentadas pela SAE Internacional.



UNICAMP E-Racing


Voltada para o desenvolvimento de monopostos de alto desempenho elétricos, a equipe Unicamp E-Racing possui pouco mais de um ano de vida, no entanto  com uma vasta participação de seus membros em outros projetos. 

Ecocar UNICAMP

Grupo de estudantes de engenharia que trabalha na montagem e projeto de carros para a Maratona Universitária da Eficiência Energética, a equivalente brasileira para a Shell Eco-marathon.

Equipe Phoenix de Desafio de Robôs

 

Originalmente batizada de "Equipe Marthe da Unicamp", a Equipe teve seu nome alterado para "Equipe Phoenix de Desafio de Robôs" em 2005, numa grande re-estruturação, para exemplificar as grandes mudanças introduzidas. Hoje, a Equipe Phoenix de Desafio de Robôs da Unicamp permanece com o nome de 2005, que tão bem representa este espírito de constante inovação e renovação presente na Equipe e em seus membros. Apesar de ter sido formada originalmente por alunos da ECA, atualmente a Equipe também é formada por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e Computação, que se unem no desenvolvimento de projetos mecânicos e eletrônicos em competições realizadas entre diversas equipes de todo o país.

Equipe UNICAMP de Baja SAE

 

O projeto Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do projeto Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepção, projeto detalhado e construção. No Brasil o projeto recebe o nome de Projeto Baja SAE BRASIL.

 

Motriz Empresa Junior

 

Em 1992, inspirada pelo MEJ, foi criada a Motriz - Empresa Júnior da Faculdade de Engenharia Mecânica. A Motriz é uma associação civil sem fins econômicos que visa otimizar a produtividade e contribuir nas resoluções de problemas ligados à Engenharia Mecânica. Com o auxílio dos professores da Universidade, a empresa realiza consultorias de alta qualidade a preços acessíveis. Dada sua proatividade, proporciona a aproximação empresa-universidade, tanto aos seus membros quanto ao corpo discente, com a organização de eventos, como a Semana de Engenharia Mecânica da UNICAMP.

 

Outras Atividades Extracurriculares da FEM